Como Liderar uma Equipe de Vendas

Alguns líderes acreditam que ter resultados sempre abaixo do esperado significa que existe uma crise ou que a sua equipe é fraca. Mas raramente questionam a respeito de si como líder.

 

Características de um bom Líder

Um líder sempre busca melhorar o seu rendimento e sabe olhar para si próprio e definir metas e pontos onde deveria trabalhar.

Ele é ciente de que comportamentos devem mudar e quais estratégias deve construir. Antes de liderar outras pessoas, ele lidera a si mesmo, já que o que deu certo no passado nem sempre é garantia de dar certo no futuro.

É por isso que um líder sempre deve acompanhar as mudanças e se adequar à nova realidade. Este mesmo modo se aplica quando também queremos ter uma equipe formada por líderes.

Motivar uma pessoa não é uma tarefa real, pois motivar alguém é basicamente impossível. A única coisa que é possível de se fazer é construir um ambiente motivacional – mas a motivação, em si, é uma característica nativa de cada pessoa.

Por exemplo, você deve conhecer alguém no seu círculo de amigos ou na família que tem um grande potencial ou um enorme talento, mas que parece nunca deslanchar.

Isso ocorre porque essa pessoa não quer. Ela não tem a motivação necessária que a leve a realizar o que precisa ser feito.

Você não conseguirá convencer qualquer pessoa a fazer algo sem que ela mesma queira fazer. As pessoas realizam ações e grandes feitos quando estão lutando pelas suas próprias motivações.

 

Liderança: Dicas de produtividade da equipe

Quando você tiver pessoas na sua equipe, você deverá saber qual é o sonho de cada um dos seus vendedores.

Pergunte para eles e ouça atentamente a cada resposta para não esquecer. Em seguida, mostre sempre que possível que é através do trabalho dele que ele conseguirá realizar o que quer.

Também crie uma competição saudável, reúna duplas ou grupos e distribua tarefas e metas. Estabeleçam prêmios e punições em conjunto, para despertar o interesse de todos os envolvidos na competição.

Dê feedbacks positivos e negativos a cada meta, lembrando sempre de elogiar. É fácil dar um feedback apenas em situações negativas, sem perceber. E é o feedback positivo que mais acelera resultados, pois evidencia quando se está no caminho certo.

O reconhecimento anima as pessoas então acredite na sua equipe, ouça sempre muito mais do que fala, peça a opinião dos seus vendedores.

Pergunte que ideias eles possuem para serem desenvolvidas por todos da equipe.

 

O que fazer se quiserem testar você como Líder

Se você estiver em um nível em que há muitos veteranos para serem liderados por você, preste muita atenção. Não se deixe entrar na zona de conforto com os seus resultados.

Esse é um erro fatal pois quando o chefe senta, a equipe deita. Ou seja, se você acomodar, espere então uma acomodação ainda maior da sua equipe.

Preste atenção para não dar motivos, e você pode fazer isso com algumas medidas simples.

Faça o serviço de vendas com frequência. Estabeleça um dia e acompanhe periodicamente para ver se seus vendedores têm direito de reclamar. Ao participar desse processo você irá descobrir informações muito valiosas.

Outra forma de mostrar o seu valor como líder é assumir problemas, pois todos gostam de ver o seu chefe assumindo as maiores broncas. Veja qual é aquele membro que sempre tem dificuldade para marcar uma reunião e ajude-o marcando com ele.

 

“O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de suor.” – Thomas Edison

 

Não fique correndo atrás de novos consultores para a sua equipe Hinode, faça eles correrem atrás de você, use o marketing de atração, aprenda como nesse link.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *